O acordo realizado pela empresa norte-americana Phorm com diversos provedores de acesso brasileiros (Oi,UOL. Ig, Estadão e Terra), tratado em post anterior, começa a dar mostras de que não passará despercebido e que a reputação no mínimo duvidosa de que a empresa goza no exterior pode acompanhá-la na sua vinda ao Brasil.
O colunista Elio Gaspari, em texto publicado hoje (31/03/2010) e intitulado “A trapaça do rastreador Oi na Velox” [acesso pago], enfatiza a forma como uma ferramenta de rastreamento, que pode apresentar problemas para a privacidade dos usuários, é ativada automaticamente pela Oi para os seus clientes, que não recebem informações suficientes sobre suas características. Aliás, as informações fornecidas ao consumidor apresentam um habitual tom ufanista sobre suas vantagens. Segue trecho:
A Oi trapaceia na maneira como oferece o “Navegador”. O sujeito liga a máquina, aciona o Velox e vê uma tela que lhe apresenta a “facilidade” (em relação a quê?). A lisura recomendaria que a empresa mencionasse, de saída, a função rastreadora do “Navegador”.
Até aí, manipulam a comunicação. No lance seguinte, recorrem a uma pegadinha para capturar clientes. Quando a tela do “Navegador” aparece, o mimo é oferecido com o aviso de que ele “já está ativo”. A tela do “Navegador” permite que o consumidor desative a ferramenta, mas não é assim que se faz. Uma pessoa não pode ser obrigada a desativar algo que não solicitou.
Em relação à entrada da Phorm no mercado brasileiro, pode ser possível tirar algumas conclusões preliminares do gráfico da sua cotação em bolsa (LSE) nos últimos dois meses, pelo qual no dia 26/03, dia do anúncio do acordo com os provedores brasileiros,a cotação das ações da Phorm atingiu um pico que, quase que imediatamente, reverteu:
A atuação da Phorm no mercado britânico foi alvo de severas críticas, testemunhadas por sites como:
https://www.dephormation.org.uk/
Ou nas notas de Sir Tim Berners Lee
Bem como noticiado pela BBC.
Phorm has been chased out of Europe and North America. Asia seems to be following too. Perhaps the good people of Brazil could lead the way in South America?
Please join us at https://nodpi.org/forum/index.php
where there is ongoing discussion regarding Phorm in Brazil and, perhaps more importantly, many people willing to help rid the whole world of this menace to privacy.
Remember when this Phorm DPI System is connected it is not just your privacy or personal information that is crawled it is the person or Institution that you connect to that is also crawled.
Phorm is mass personal surveillance, industrial espionage, and copyright theft.
If you care about communication privacy/security/integrity, don’t ever let it happen in Brazil.